HISTÓRICO

Histórico do Centro de Adestramento-Sul

 
A simulação de combate no Exército Brasileiro tem início na década de 1990, com a implementação dos primeiros dispositivos voltados para o adestramento dos Estados-Maiores de Divisões e Brigadas. Já nos anos 2000, graças à modernização da frota de helicópteros e blindados, o emprego de diferentes simuladores para o treinamento de operadores se difundiu no âmbito da Força Terrestre (F Ter), principalmente nos Centros de Instrução (CI).

As capacidades exigidas pelo moderno campo de batalha potencializaram a necessidade de também adequar o adestramento das tropas. Para isso, orientado pelo Processo de Transformação do Exército e seguindo o êxito dos CI, foi concebida a criação de modernos Centros de Adestramento (CA), voltados para o adestramento de tropas e a certificação destas para emprego pela F Ter.

A fim de operacionalizar a decisão, o Estado-Maior do Exército (EME) considerou as propostas dos Comandos Miliares de Áreas, amplamente discutidas na antiga 1ª Subchefia do COTER, atual Chefia do Preparo. A implantação dos CA passou a fazer parte do Programa Estratégico Estruturante (PEE) “Novo Sistema Operacional Militar Terrestre – SISOMT”, a cargo do Comando de Operações Terrestres (COTER).

A existência do Centro de Aplicação de Exercícios de Simulação de Combate (CAESC-II), criado em 2003, sob o Comando da 3ª Divisão de Exército, iniciou o histórico da simulação construtiva na Guarnição de Santa Maria. O CAESC-II era responsável pela montagem de exercícios para estados-maiores das Brigadas Mecanizadas e Blindadas com uso de softwares de simulação construtiva.

A criação de um CA em Santa Maria foi fruto de estudos do Comando do Exército iniciados em 2010. Focando nas tropas blindadas e mecanizadas, têm início os trabalhos iniciais para implantação do Centro de Adestramento - Sul (CA-Sul), sob responsabilidade do Comando Militar do Sul (CMS), considerando a expertise deste Comando no emprego destes meios e por concentrar a maioria das tropas desta natureza a ele subordinadas. Considerando as Unidades blindadas e mecanizadas já posicionadas, a proximidade ao Centro de Instrução de Blindados e a existência de um Campo de Instrução, além de um polo intelectual e de defesa parceiros e atuantes, tudo em uma mesma cidade, o CMS decide que esta nova estrutura ficaria a encargo da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), e seria estabelecida na cidade de Santa Maria/RS.

Assim, em 01 de fevereiro de 2013, em caráter experimental, o EME instituiu o Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação - Sul (Nu CAA-Sul), que passou a funcionar nas instalações do Comando da 3ª DE, com a missão de realizar os estudos de viabilidade e exequibilidade do projeto e apresentar os objetivos, os resultados esperados e a previsão de prazos e custos. Nesse mesmo período, o CAESC-II transformou-se em Centro de Adestramento de Simulação de Postos de Comando (CAS-PC), passando a fazer parte do Núcleo do Centro a posteriori.

Em paralelo, fruto da Diretriz de Implantação do Projeto do Sistema de Simulação de Apoio de Fogo, de 28 de dezembro de 2012, é iniciado o desenvolvimento de um Simulador de Apoio de Fogo (à época, SAFO, posteriormente SIMAF) e da construção de suas instalações na área do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM).

Fruto dos trabalhos do Nu CAA-Sul e para unir sob um único comando as estruturas e instalações já existentes do CAESC-II e do SAFO, bem como absorver a simulação virtual para adestramento de tropa já em uso no Centro de Instrução de Blindados, o Comandante do Exército criou o então Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-Sul), ativando oficialmente o Núcleo da OM a contar de 01 de abril de 2014. Com esta medida, os integrantes do NuCAA-Sul passam a ocupar as instalações do Casarão, no Campo de Instrução de Santa Maria.

No ano seguinte, em 03 de fevereiro de 2015, o Cel Cav GIOVANY CARRIÃO DE FREITAS é nomeado o primeiro Comandante do CAA-Sul e em 08 de abril, o EME publica a Diretriz para Implantação da Unidade, determinando a subordinação do Centro ao CMS, com vinculação técnica ao COTER e designando o Cmt 3ª DE como gerente do projeto.

Em 2016, a obra do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) é entregue e em 2017 inicia suas operações em prol do adestramento dos GAC e dos Morteiros Pesados das Armas-Bases. O SIMAF é pioneiro e o maior projeto de simulação virtual de apoio de fogo da América Latina.

Em 21 de agosto de 2017, a OM é oficialmente ativada, a contar de 16 de novembro de 2016, e tem sua denominação alterada para Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul).

No ano de 2018, a simulação virtual do Centro inicia suas atividades dando um grande passo em direção a modernidade do adestramento de tropas no âmbito das tropas blindadas e mecanizadas. Utilizando o software Virtual BattleSpace (VBS 3), as tropas blindadas e mecanizadas do Exército podem treinar suas técnicas, táticas e procedimentos sem gastar combustível, munição e, sobretudo, em ambiente de segurança antes de executar o exercício real, maximizando, desta forma, a performance obtida nos adestramentos.

Em 2019, o Cmt EB aprova as Instruções Gerais (IG) que regulam o funcionamento do CA-Sul, sua missão e suas relações de comando: administrativas com o CMS; técnico-operacional com o COTER; e técnico-pedagógica com o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Ainda neste ano, com o recebimento do primeiro lote de Dispositivos de Engajamento Tático (DSET), foi realizado o evento-teste da simulação viva em um exercício no CISM com uma FTSU da 6ª Bda Inf Bld. Com isso, o Centro incrementa sua contribuição com o adestramento das tropas blindadas do Força Terrestre, completando sua vocação singular de adestrar utilizando as simulações viva, construtiva e virtual.

As primeiras certificações de tropas do Sistema de Prontidão do Exército (SISPRON) ocorreram no ano 2020, e, tendo sido repletas de êxito, o CA-Sul alcançou seu patamar de excelência no adestramento de tropas.

Em 2021, o Centro recebeu a denominação histórica de CENTRO GENERAL DE EXÉRCITO GERALDO ANTONIO MIOTTO em reconhecimento ao insígne chefe militar. Atualmente, apesar de ainda se encontrar na 1ª fase de seu processo de implantação, o CA-Sul cumpre sua missão de certificar as Brigadas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro, realizando entregas previstas para fases futuras do projeto. Sendo assim, o Centro de Adestramento-Sul tornou-se ferramenta fundamental para a operacionalidade das tropas do Sistema de Prontidão da Força Terrestre.

CA-SUL! ADESTRAR PARA VENCER!