Simulação Construtiva - Divisão Encouraçada
Santa Maria (RS) - No período de 9 a 13 de agosto, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) participou da Operação Imembuí, exercício militar coordenado pelo Comando Militar do Sul (CMS).
A atividade consistiu em uma simulação de combate em nível tático, onde o Estado-Maior da Divisão Encouraçada aplicou os conhecimentos doutrinários, utilizando suas brigadas como elementos de manobra.
Neste tipo de exercício é utilizada a Simulação Construtiva (jogo de guerra), que se baseia em um ambiente virtual, conduzido pelo software COMBATER.
O software COMBATER é um sistema de simulação construtiva desenvolvido para recriar ações de combate, apoio ao combate e de não guerra. A Simulação Construtiva adestra os Estados-Maiores das Unidades, instigando a mentalidade reativa em uma situação de combate por intermédio do processo de tomada de decisão, além da solução de problemas militares simulados expedidos pela direção do exercício.
O exercício contou com a participação da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, das 1ª, 2ª e 3ª Brigadas de Cavalaria Mecaniza, além de militares da Força Aérea Brasileira atuando como elementos de ligação, para agilizar os processos de pedido de apoio aéreo nas operações desenvolvidas.
Após a Operação, foi realizada uma Análise Pós-Ação (APA) no auditório do Centro de Adestramento – Sul, com a finalidade de apontar as oportunidades de melhoria, e também como forma de ajustar os procedimentos doutrinários.