CORE 2022
Santa Maria (RS) – 219 militares do Exército Brasileiro estão participando do exercício CORE 22 (Combined Operations and Rotation Exercises) no Fort Polk, localizado no Estado de Luisiana, nos Estados Unidos da América. Cinco militares do Centro de Adestramento-Sul participam do exercício como Observadores e Controladores do Adestramento (OCA): Cap Nemitz, Cap Tiago Paim, 1º Sgt Eberson, 1º Sgt Sefström, 1º Sgt M. Oliveira.
A solenidade de despedida ocorreu na Base Aérea de São Paulo, com a presença do Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Edson Skora Rosty, e do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto.
Entre os dias 4 de agosto e 6 de setembro, tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), do Exército Brasileiro, e da 3ª Brigada da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos, compartilharão experiências, além de trocar conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa.
“O que vocês estão fazendo agora é permitir as melhores condições para que as duas nações, as duas tropas, troquem experiências e conhecimentos e garantam, em caso de necessidade, uma operação perfeitamente integrada”, afirmou o General Rosty.
O CORE 22 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos que estipulou exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028, promovendo interoperabilidade entre os dois exércitos.
O exercício também tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON) e para o treinamento das Forças de Prontidão (FORPRON), certificando tropas do Exército Brasileiro para operações internacionais.
No ano passado, o exercício ocorreu no Brasil, nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).