CA-Sul realiza Operação Gorro Verde 2022
Santa Maria (RS) – Foi realizado pelo Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul) “Centro General de Exército Geraldo Antonio Miotto” no período entre 30 de agosto a 1º de setembro a Operação Gorro Verde.
A Operação teve por finalidade marcar o término da Instrução Individual de Qualificação de seus soldados do Efetivo Variável incorporados no ano de 2022. Durante a operação os pelotões foram divididos em patrulhas e realizaram o planejamento, emissão de ordens e ensaio, para cumprirem objetivos, onde colocaram em prática as lições aprendidas durante as instruções. Na realização das patrulhas foram utilizados dispositivos de simulação e engajamento tático (DSET), a Força Oponente (FOROP) e os Observadores e Controladores de Adestramento (OCA), finalizando com uma Marcha de 16 Km.
No prosseguimento da atividade, os alunos do Curso de Formação de Sargento Combatente Temporário e os Alunos do Curso de Formação de Cabos, realizaram instruções práticas de interdição e evacuação de área, ocuparam um Ponto de Segurança Estático (PSE) e realizaram uma Sobrevivência.
Para coroar o encerramento da Operação Gorro Verde foi realizada uma Solenidade no Centro, ocasião onde, com a presença de seus familiares, foi entregue o Gorro Verde aos Soldados do Efetivo Variável. A Operação teve como destaque o Soldado DANIEL ROSSI LUTTJOHANN.
O Gorro Verde é utilizado pelos militares dos Centros de Adestramento do Exército Brasileiro, sendo essa peça do uniforme uma distinção pela capacitação desta tropa e seu emprego diferenciado no adestramento de tropas da Força Terrestre. Neste contexto, destacam-se os gorros verdes do Centro de Adestramento-Sul, Organização Militar vocacionada para o adestramento e certificação de tropas de qualquer natureza, preferencialmente blindadas e mecanizadas, com ênfase no emprego dos meios de simulação de combate.
Texto: Subtenente Magnus
Fotos: Sd Resende e Sd Scheffel