Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário do Centro de Adestramento-Sul
Início do conteúdo da página

Aniversário do Centro de Adestramento-Sul

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 15h30 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2023, 13h14

Aniv CA Sul 5 

Santa Maria, RS – No último dia 30 de março, foi realizada solenidade alusiva ao 9º Aniversário de criação do Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), “Centro General de Exército Geraldo Antonio Miotto”.

O Gen Bda Marcelo Carvalho Ribeiro, Comandante da 6ª Bda Inf Bld, presidiu a solenidade, que contou com as presenças de Comandantes e representantes de Organizações Militares, eternos integrantes, autoridades militares, civis e convidados amigos da OM.

Na ocasião, foi entregue o Diploma de Amigo do CA-Sul às seguintes personalidades, como reconhecimento aos relevantes apoios prestados: Cel R1 Caio Valeriani Diniz, Cel R1 Kleber Torres Camerino, Cap R1 José Augusto Casagrande, 1º Sgt Juliano de Almeida Lopes, 2º Sgt Carlos Eduardo Nunes, Luciano Lopes de Souza e Dilber Cezar Alonso da Silva.

A existência do Centro de Aplicação de Exercícios de Simulação de Combate, CAESC-II, criado em 2003, sob o Comando da 3ª Divisão de Exército, iniciou o histórico da simulação construtiva na Guarnição de Santa Maria.

A criação de um Centro de Adestramento em Santa Maria foi fruto de estudos do Comando do Exército iniciados em 2010. Focando nas tropas blindadas e mecanizadas, tiveram início os trabalhos para implantação de um Centro de Adestramento, sob responsabilidade do Comando Militar do Sul, considerando a expertise no emprego destes meios e por concentrar a maioria das tropas desta natureza a ele subordinadas. Com unidades blindadas e mecanizadas já posicionadas, a proximidade ao Centro de Instrução de Blindados e a existência de um Campo de Instrução, além de um polo intelectual e de defesa parceiros e atuantes, tudo em uma mesma cidade, o CMS decidiu que esta nova estrutura ficaria a cargo da 3ª Divisão de Exército, e seria estabelecida na cidade de Santa Maria.

Assim, em 1º de fevereiro de 2013, em caráter experimental, o Estado-Maior do Exército instituiu o Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação - Sul, que passou a funcionar nas instalações do Comando da 3ª DE, com a missão de realizar os estudos do projeto.

Em paralelo, foi iniciado o desenvolvimento de um Simulador de Apoio de Fogo e a construção de suas instalações na área do Campo de Instrução de Santa Maria.

Fruto dos trabalhos do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul e para unir sob um único comando as estruturas e instalações já existentes do CAESCII e do Simulador de Apoio de Fogo, bem como absorver a simulação virtual para adestramento de tropa, já em uso no Centro de Instrução de Blindados, o Comandante do Exército criou o então Centro de Adestramento e Avaliação-Sul, ativando oficialmente o Núcleo desta Organização Militar a contar de 1º de abril de 2014. Com essa medida, seus integrantes passaram a ocupar as instalações do Casarão, no Campo de Instrução de Santa Maria.

No ano seguinte, em fevereiro de 2015, o Cel GIOVANY CARRIÃO DE FREITAS foi nomeado o primeiro Comandante do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul, e em abril, o Estado-Maior do Exército publicou a Diretriz para Implantação da Unidade, determinando a subordinação do Centro ao CMS, com vinculação técnica-operacional ao COTER e designando o Cmt da 3ª DE como gerente do projeto.

Em 2016, a obra do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) foi entregue e em 2017 iniciou-se sua operação em prol do adestramento dos GAC e dos Morteiros Pesados das Armas Base. O SIMAF é o pioneiro e o maior projeto de simulação virtual de apoio de fogo da América Latina.

Em 21 de agosto de 2017, a OM teve sua denominação alterada para Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul).

A simulação virtual do Centro iniciou suas atividades em 2018, dando um grande passo em direção à modernidade do adestramento no âmbito das tropas blindadas e mecanizadas. Utilizando o software VBS 3, as tropas blindadas e mecanizadas do Exército podem treinar suas técnicas, táticas e procedimentos sem gastar combustível, munição e, sobretudo, em ambiente de segurança antes de executar o exercício real, maximizando, desta forma, a performance obtida nos adestramentos.

Em 2019, com o recebimento do primeiro lote de Dispositivos de Engajamento Tático (DSET), foi realizado o evento-teste da simulação viva em um exercício no Campo de Instrução de Santa Maria, com uma Força-Tarefa Subunidade da 6ª Bda Inf Bld. Com isso, o Centro incrementou sua contribuição com o adestramento das tropas blindadas da Força Terrestre, completando sua vocação de adestrar utilizando as simulações viva, construtiva e virtual.

As primeiras certificações de tropas do Sistema de Prontidão do Exército (SISPRON) ocorreram no ano 2020 e, tendo sido repletas de êxito, o CA-Sul alcançou seu patamar de excelência no adestramento de tropas.

Não podemos deixar de lembrar do Gen MIOTTO, insigne chefe militar que empresta seu nome como denominação histórica desta OM. Sua atuação decisiva e incentivadora foi fundamental para a formação deste Centro.

O CA-Sul cumpre hoje sua principal missão de certificar as Brigadas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro. E assim, o Centro de Adestramento-Sul tornou-se ferramenta fundamental para a operacionalidade das tropas do Sistema de Prontidão da Força Terrestre.

Texto: Com Soc CA-Sul

Fotos: Sd Scheffel

 

Aniv CA Sul 1

 

Aniv CA Sul 2

 

Aniv CA Sul 3

 

Aniv CA Sul 4

 

Aniv CA Sul 4

 

Aniv CA Sul 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página