Criação do Pel Força Oponente - 2024
Santa Maria - Fruto de previsão na Declaração de Escopo do Projeto de Implantação do Centro de Adestramento-Sul, bem como de experiências e contatos estabelecidos com o Centro de Adestramento-Leste e com o exército norte-americano nas Op CORE, foi constatada a premência da utilização de uma força oponente (FOROP) orgânica do CA-Sul nos exercícios de adestramento com apoio de simulação viva.
O treinamento precisa se aproximar ao máximo das reais condições do campo de batalha para preparar a tropa para os rigores do combate. O inimigo, a força oponente, é o principal elemento do combate, sem o qual não há fricção e, nem mesmo, o próprio combate.
Portanto, é necessário desenvolver cenários táticos de exercício em que a unidade FORPRON confronta-se com uma força oponente completa e em condições de vencer, com resultados incertos que promovam as habilidades de combate e iniciativa dos comandantes em adestramento.
O uso de tropas dedicadas ao emprego como FOROP encontra paralelo em exércitos de outros países. A título de exemplo, nos EUA há o 11th Armored Cavalry Regiment no National Training Center, conhecido como “Blackhorse”, e o 509th Parachute Infantry Regiment (1st Battalion) no Joint Readiness Training Center, conhecido como “Geronimo”.
No decorrer do ano de 2024, iniciou-se e desenvolveu-se a preparação de uma força que auxiliasse o adestramento de tropas nas certificações em que o Centro estivesse empregado. Diferentemente de outras organizações que possuem um efetivo voltado apenas para esta atividade, os integrantes do Centro de Adestramento-Sul foram escolhidos e reunidos para, além de suas demais atribuições operacionais e administrativas, comporem este pelotão experimental.
Voltado para a certificação e o adestramento de forças blindadas e mecanizadas, o Centro, assim como o pelotão FOROP, concentra seus esforços e atenção nas operações e peculiaridades deste tipo de tropa. Ao longo deste ano, a FOROP desta organização militar recebeu diversas instruções acerca de armamentos, viaturas, técnicas, táticas e procedimentos e manobras voltadas à preparação para o exercício a ser realizado no 2º semestre. Essa FOROP foi empregada, pela primeira vez, em um exercício no terreno no mês de agosto do corrente ano, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), durante o exercício MINUANO executado pelo 29º BIB. Oferecendo resistências descontínuas ao longo da marcha para o combate e da transposição de curso d’água, ocupando uma posição defensiva ao final do exercício, o pelotão teve seu primeiro contato com outra força, em um embate simulado. Em outubro será empregado novamente, em uma escala maior. O pelotão culminará o ano de instrução e preparação sendo a FOROP na certificação da 6ª Bda Inf Bld na operação PUNHOS DE AÇO. Esta é, inegavelmente, a oportunidade de participar do exercício de certificação, com a relevância de possuir uma força oponente especializada e coesa, voltada para um único e essencial fim: contribuir para o adestramento e extrair o melhor desempenho das frações integrantes das FORPRON.
Edição: Ten Lazzari
Fotos: Sd Scheffel